prós e contras das mídias sociais
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Prós e contras das mídias sociais em 2022

Os prós e contras das mídias sociais para o seu negócio em 2022

As redes sociais vêm crescendo em importância há anos. Agora é um eixo central em qualquer negócio bem sucedido e estratégia de marketing. O que começou como uma fonte de entretenimento e diversão é agora uma potência de marketing em grande escala.

Se você tem uma presença online (e quem não tem?), você tem o potencial de acelerar suas vendas e aumentar seus leads por meio de marketing de mídia social direcionado (MMS). Com algo tão importante, é crucial entender os prós e contras ao desenvolver sua estratégia de marketing de mídia social.

Definindo o marketing de mídia social?

O marketing de mídia social ou MMS é o uso de plataformas sociais, como Facebook, YouTube e LinkedIn, para comercializar produtos ou serviços diretamente ao consumidor. É também uma maneira de desenvolver e gerenciar sua estratégia de marca e se conectar com os usuários em um nível pessoal.

Ter uma forte presença na mídia social permite atrair consumidores para seu site e seus produtos ou serviços. Ele também permite que você forneça marketing de conteúdo que expanda seus negócios e sua marca, enquanto melhora seus resultados e classificações de pesquisa orgânica.

Você pode postar ótimos blogs, artigos ou white papers em seu site, mas como divulgar e convidar as pessoas a lê-los?

O grande número de pessoas que se envolvem nas mídias sociais a tornou uma alternativa indispensável às opções tradicionais de marketing. Estamos falando de bilhões de pessoas em todo o mundo.

Marketing de mídia social passivo x ativo

O MMS pode assumir duas formas — passiva ou ativa. Ambos são eficazes e devem ser usados ​​juntos. 

  • MMS passivo – o marketing passivo se concentra no conteúdo que você publica em seu site, seus esforços de SEO e na manutenção de suas listagens em diretórios de negócios online. 

Eles funcionam muito bem e podem levar a classificações altas nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs), mas podem obter um impulso acelerado quando usados ​​em conjunto com estratégias mais proativas. É aí que as coisas realmente decolam!

  • MMS ativo – o marketing ativo pega os recursos que foram gerados para suas campanhas de marketing passivo e dá a eles um impulso inicial nas mídias sociais. 

Isso pode incluir campanhas de marketing pagas e não pagas, postagem, curtidas e comentários nas mídias sociais, envolvimento de clientes em eventos, e-mail e networking, além de atrair influenciadores. Pense nisso como uma conversa.

Então, vamos falar sobre alguns dos prós e contras do marketing de mídia social. Onde você pode gastar seu tempo e recursos para alcançar efetivamente seu público-alvo e expandir seus negócios?

Prós do marketing de mídia social

Sem dúvida, o marketing digital está expandindo as oportunidades que uma empresa tem para alcançar seus clientes. Começando com um web design bem feito, marketing de conteúdo excelente e uma forte campanha de mídia social, você pode direcionar tráfego para seu site e converter visitantes em clientes de longo prazo.

Considere estes benefícios:

MMS é rentável

Com o MMS, você tem o potencial de atingir um grande público e com um investimento muito pequeno! 

Facebook, Pinterest, LinkedIn ou Twitter – todos são gratuitos para participar. Depois de desenvolver um conteúdo forte que pode criar ‘buzz’ com clientes em potencial, você deseja publicá-lo em seus sites de mídia social. 

Blogs, podcasts, fotos do Instagram, TikTok e Reels podem ser aproveitados para envolver seus clientes e você pode gastar o máximo que seu orçamento permitir para produzir o conteúdo. 

Por custos extremamente razoáveis ​​quando comparados com anúncios de TV ou anúncios em revistas, você tem acesso a um grupo incompreensível de clientes em potencial. Devido ao enorme potencial do SMM, é aqui que uma forte agência de marketing de mídia social pode colocar tudo em foco para o seu negócio.

Você pode atingir efetivamente seu público-alvo

Através do marketing de mídia social, você pode identificar e focar no seu público-alvo. 

Criar conteúdo e anúncios relevantes leva a taxas de conversão mais altas quando você se concentra no grupo com maior probabilidade de se beneficiar de seu produto ou serviço. Esse grupo se torna infinitamente mais fácil de alcançar quando você sabe onde encontrá-los.

Há uma razão pela qual o Facebook (valor de mercado de mais de US$ 500 bilhões) e o Google (valor de mercado de US$ 1,7 trilhão) são agora duas das empresas mais valiosas do planeta. Eles desenvolveram (e continuam a desenvolver) algoritmos avançados com a capacidade de segmentar grupos específicos para publicidade.

Se você usa anúncios pagos ou postagens gratuitas, as mídias sociais permitem que você aproveite seu conteúdo e segmente públicos hiperespecíficos.

Melhora o reconhecimento geral da marca

Sua marca é preciosa e deve ser tratada como uma joia fina. O marketing de mídia social permite que você construa essa marca e aumente a fidelidade do cliente aprimorando e elaborando a mensagem que seus clientes recebem.

Certifique-se de que o reconhecimento da marca condicione todas as suas campanhas de marketing de mídia social, esteja você usando marketing de influenciadores, anúncios pagos ou vídeos do TikTok. Você quer que as pessoas se lembrem de sua empresa e de seus produtos, e as mídias sociais lhe dão a plataforma onde a consistência paga enormes dividendos.

Aproveite o envolvimento do cliente

Aqui é onde o marketing de mídia social pode ser inestimável. 

Antes do crescimento explosivo das mídias sociais, as empresas tinham mais dificuldade em desenvolver um relacionamento pessoal com seus clientes. Na verdade, não era realmente uma consideração para a maioria das empresas. Eles produziram publicidade e marketing que esperavam atrair seus clientes, mas ter uma conversa não estava no radar.

Entram as mídias sociais – agora as empresas têm a oportunidade de construir uma fidelidade real à marca e um envolvimento de longo prazo com o cliente. Leva tempo e esforço, mas vale a pena.

Significa envolver as pessoas nas plataformas sociais, responder a perguntas em tempo real, incentivar os clientes a deixar comentários e avaliações, significa correr o risco de estar disponível independentemente das circunstâncias e responder aos comentários positivos ou negativos.

A participação não é mais um luxo; as pessoas esperam isso e tomarão decisões de compra com base na resposta de uma empresa (ou na falta de resposta).

Análises orientadas a dados estão prontamente disponíveis

Determinar o sucesso de uma estratégia de mídia social e ROI requer dados. Usar o marketing de mídia social significa que você terá acesso a toneladas de análises mostrando onde sua estratégia foi eficaz e onde você pode melhorar. 

Se você não estiver familiarizado com a forma de extrair os dados ou o que eles significam, encontre a melhor agência de MMS para ajudá-lo a aprimorar seus esforços.

Contras do marketing de mídia social

Tal como acontece com todos os aspectos positivos, parece haver alguns negativos correspondentes. O marketing de mídia social não é diferente. Considere estas desvantagens:

Requer tempo e conhecimento dedicados

Há muitas partes móveis para uma ótima estratégia de marketing de mídia social.

Um plano geral de marketing de mídia social eficaz precisa de conteúdo novo e relevante de todos os tipos, entregue de forma frequente e consistente para a multiplicidade de plataformas. Pode ser realmente esmagador!

Embora existam alguns componentes com os quais uma empresa pode lidar inicialmente, se feito adequadamente, o negócio crescerá e você se verá passando a noite e os fins de semana gerenciando suas mídias sociais ou pode até mesmo deixar cair a bola sem querer. Nem é uma boa solução.

Para muitas empresas, a resposta pode ser encontrada em contratar uma agência MMS experiente que possa liderar as tarefas diárias, semanais e mensais necessárias para manter todos os pratos girando.

O orçamento para MMS pode ser complicado

Os custos para o marketing de mídia social podem ser difíceis de estimar, especialmente no início. Como muitas funções de marketing, você pode precisar de algum tempo ‘abaixo do cinto’ para ver qual é o seu uso real para coisas como anúncios pagos e o que está efetivamente atraindo novos clientes.

Também depende de custos variáveis, como o tempo necessário e os custos de produção de conteúdo, bem como o custo para gerenciar sites e engajar clientes. 

Uma coisa que parece universal – as empresas que fazem um trabalho eficaz no início e na condução de uma estratégia de mídia social bem-sucedida acabam aumentando seus orçamentos à medida que encontram cada vez mais maneiras de alavancar suas plataformas.

Os resultados levam tempo

A impaciência pode ser um assassino no marketing de mídia social. Resultados sólidos podem levar tempo e é difícil manter o entusiasmo quando você não está vendo as vendas em uma tendência ascendente.

Formas ativas de marketing, como anúncios pagos, têm um resultado mais imediato, mas não ignoram as demais atividades. Todos eles trabalham juntos para formar uma estratégia completa. 

Espere ver um tempo de atraso de seis a 12 meses antes de começar a reconhecer o retorno. Lembre-se, você está construindo seguidores e autoridade. 

Isso abre você para feedback negativo

Ser ativo nas mídias sociais abre você e sua empresa para possíveis feedbacks negativos. Assim como sua marca, sua reputação online corre o risco de ser atacada.

Infelizmente, existem pessoas negativas no mundo que podem direcionar seus negócios. A melhor ofensa é manter a máxima integridade em todas as suas comunicações, comentários, conteúdo e postagens. 

Monitorar e responder diligentemente a feedbacks negativos, críticas, comentários ou respostas nas várias plataformas é a maneira mais concreta de dissipar um problema. Como você lida com essas situações também é algo que outros clientes vão ler e lembrar.

Terminando com uma Nota Positiva

Não deixe que as desvantagens o dissuadam de entrar no jogo da mídia social. Há muito potencial para se preocupar com o ocasional ‘troll’ ou spammer.

Se você é novo no MMS, considere trabalhar com uma empresa de marketing de mídia social experiente que conhece os prós e contras do sucesso com vários locais e atividades e pode ser dimensionado para atender às suas necessidades crescentes.

Entre em contato com a Blooper para saber mais sobre marketing de mídia social e obter uma proposta para seu plano de marketing personalizado.

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