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Blooper Agência

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Marketing digital pós pandemia: quais são as oportunidades?

Saiba como aproveitar as oportunidades que a pandemia mundial trouxe para as vendas online

Onde quer que você viva no planeta, você sabe em primeira mão como a pandemia mundial de COVID reformulou radicalmente o comportamento de compra. Os ajustes foram difíceis em muitos aspectos, mas o ambiente pós-pandemia inclui muitos aspectos positivos para o marketing online.

Surge uma nova era

Do lado do consumidor, um sinal claro de que a experiência da pandemia terá um impacto duradouro é a enxurrada de novas siglas de marketing usadas para descrever o que as pessoas estão fazendo enquanto compram:

BOPIS — Compre online, retire na loja

BORIS — Compre online, devolva na loja

ROPIS — Reserva online, levantamento na loja

ROPO — Pesquise on-line, compre off-line

Pessoas de todas as categorias demográficas foram forçadas a fazer compras dessa maneira quando os bloqueios começaram, e adivinhem? Muitos de nós – milhões – gostamos dessas opções e estamos felizes em continuar aproveitando a velocidade, a flexibilidade e a conveniência de uma experiência de compra combinada on-line e física.

No lado B2B, os bloqueios põem fim a convenções, feiras, chamadas de vendas ao vivo, demonstrações de produtos ao vivo e a maioria das outras interações físicas entre compradores e vendedores. Tal como acontece com os consumidores, os compradores de negócios tornaram-se mais dependentes – e mais confortáveis com – reuniões virtuais, apresentações em vídeo de produtos/equipamentos/serviços e outras opções de compra e comunicação baseadas na Internet.

A mudança de marketing para o digital acelera

Embora intuitivamente a popularidade em rápido crescimento do mercado digital seja fácil de ver, números fortes confirmam fortes sentimentos instintivos:

De acordo com a Adobe, o COVID-19 já impulsionou o comércio eletrônico de varejo em US$ 183 bilhões extras – um aumento de 20% em relação ao ano anterior que deve continuar. Além disso, deve ter um aumento de 25% nos gastos das empresas em marketing digital.

Voltando-se para o B2B, a McKinsey relata que a maioria dos compradores agora prefere a venda cross-channel, 80% dos vendedores estão convencidos de que o marketing omnichannel é superior aos métodos tradicionais e 60% dos vendedores planejam aumentar os orçamentos de marketing digital.

Como você pode aproveitar a oportunidade?

Então, como você pode aproveitar o ambiente de marketing pós-pandemia para gerar um crescimento dinâmico na receita online e nos leads de vendas? Estratégias e táticas importantes incluem estas.

B2C

Crie conteúdo no local e funcionalidade do site para dar suporte a BOPIS, BORIS, ROPIS e ROPO. Isso ajudará o SEO e estabelecerá as bases para melhorar as CTRs em campanhas de pesquisa paga.

Certifique-se de que seu site esteja totalmente otimizado para SEO local — A maioria dos novos clientes começa sua jornada no Google.

Expanda a pesquisa paga no YouTube, Facebook e talvez em outras plataformas sociais.

Atualize a funcionalidade do seu site e melhore a experiência do usuário, principalmente para e-commerce e empresas (como restaurantes) que utilizam o modelo BOPIS.

B2B

Mude uma parte dos orçamentos de feiras, eventos ao vivo e viagens para o marketing online.

Criar e comercializar vídeos de produtos/equipamentos persuasivos e informativos.

Desenvolva campanhas de pesquisa paga com webinars online como oferta primária ou secundária.

Para SEO, otimize vídeos e imagens para desktop e (muito importante) visualização móvel.

Precisa de ajuda para desenvolver sua estratégia?

Se você não sabe por onde começar, entre em contato com a Blooper! Ajudaremos você a avaliar sua situação competitiva e as melhores opções de marketing online.

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