marketing omnicanal
Blooper Agência

Blooper Agência

Guia de marketing omnicanal: definições, dicas e exemplos

O que é e como pode ser usado o marketing omnicanal na sua empresa? Entenda mais sobre o assunto!

O marketing omnicanal promove seus produtos e serviços em vários canais, dispositivos e plataformas usando mensagens unificadas que criam uma experiência de marca consistente para os clientes.

Seu objetivo é ajudar você a entregar uma mensagem de marca mais eficaz e uma experiência de usuário perfeita que incentive conversões e vendas para sua empresa.

Quer saber mais sobre marketing omnicanal? Então este guia é para você! Aqui está uma visão geral rápida do tópico que abordaremos abaixo:

O que é marketing omnicanal?

O marketing omnicanal conecta todos os seus canais de marketing em um sistema coeso e eficiente. Com uma estratégia de marketing omnicanal, você pode alcançar seus clientes em cada estágio do funil de vendas para gerar mais conversões e vendas para sua empresa.

Como funciona o marketing omnicanal?

Vamos detalhar exatamente como o marketing omnicanal funciona. Para entender como funciona, é essencial entender primeiro o funil de vendas e a jornada do cliente.

Na maioria dos casos, os clientes não decidem imediatamente comprar seus produtos ou serviços. Eles normalmente interagem com sua empresa várias vezes antes de se tornarem clientes.

Por exemplo, um cliente pode ter descoberto sua marca pela primeira vez nas mídias sociais e depois decidido ler uma das postagens do seu blog. Algumas semanas depois, eles optam por se inscrever em seus e-mails e, eventualmente, comprar um de seus produtos.

Com o marketing omnicanal, você pode criar mensagens de marketing atraentes direcionadas aos usuários em cada ponto de contato e interação mencionados acima. Como resultado, você pode criar mensagens mais personalizadas que segmentem usuários em estágios específicos do seu funil de vendas para incentivar mais usuários a se converterem em clientes pagantes.

Marketing omnicanal versus marketing multicanal: qual é a diferença?

O marketing omnicanal e multicanal parecem dois termos muito semelhantes e pode ser fácil confundi-los. Embora ambas as estratégias segmentem seu público em vários canais, os termos não são intercambiáveis.

Felizmente, temos apenas o detalhamento para você discutir algumas das principais diferenças entre os dois. Confira as principais diferenças entre marketing omnicanal e marketing multicanal abaixo:

Marketing multicanal

O marketing multicanal é a mais simples das duas estratégias de marketing. Com uma estratégia de marketing multicanal, você pode promover seus produtos e serviços em vários canais, mas esses canais não estão conectados.

Em outras palavras, você pode ter um site, blog e página de mídia social em que os usuários podem interagir com sua marca. No entanto, como os canais não estão conectados, os usuários não verão mensagens consistentes ou terão uma experiência perfeita que lhes permita alternar facilmente entre os canais.

Marketing omnicanal

O marketing omnicanal conecta seus canais de marketing em uma experiência eficiente e perfeita. Como resultado, os usuários podem interagir com sua empresa em vários canais, como sua página de mídia social e site, e ainda ver conteúdo relevante para eles em seu estágio no funil de vendas.

Com uma estratégia de marketing omnicanal, você pode incentivar os usuários a descerem no seu funil de vendas mesmo quando alternam entre os canais.

3 principais benefícios do marketing omnicanal

Então, por que o marketing omnicanal é essencial e como ele pode ajudar sua empresa a crescer? Nós temos as respostas para você!

Confira três principais benefícios do marketing omnicanal abaixo:

Crie experiências mais personalizadas

Com o marketing omnicanal, você pode desenvolver mensagens de marketing que ressoam com os usuários em cada estágio do funil de vendas e da jornada do cliente. Como resultado, você pode criar uma experiência mais personalizada que incentiva os usuários a se converterem em clientes pagantes.

Incentive mais conversões e vendas

O marketing omnicanal permite que os usuários naveguem perfeitamente entre seus canais de marketing para que você possa entregar uma mensagem de marca consistente. Isso significa que você pode mover os usuários para baixo no seu funil de vendas e para a conversão, independentemente do canal com o qual os usuários interagem.

Obtenha um maior retorno sobre o investimento (ROI)

Obter o maior ROI para seus esforços de marketing é o objetivo final de qualquer empresa. O marketing omnicanal permite direcionar efetivamente cada estágio do funil de vendas e criar experiências mais personalizadas. Como resultado, você pode gerar mais receita e obter um ROI maior para sua empresa.

Exemplos de marketing omnicanal para inspiração

Você está pronto para começar com o marketing omnicanal, mas precisa de inspiração? Estamos protegendo você.

Confira grandes exemplos de marketing omnicanal abaixo:

Starbucks

A Starbucks é uma das melhores experiências omnicanal do mercado, possibilitando que os clientes interajam com a marca, não importa onde estejam no mundo.

Os clientes podem visitar seus locais físicos em todo o mundo e também podem interagir com a marca no aplicativo Starbucks, site, página de mídia social e muito mais.

Além disso, a Starbucks oferece um programa de fidelidade do cliente que permite que você ganhe recompensas gratuitas sempre que fizer uma compra. Além disso, você pode recarregar seu cartão de fidelidade por telefone, no site ou na loja.

Amazon

A Amazon é o site de comércio eletrônico mais popular do mundo e é conhecido por fornecer uma experiência omnicanal excepcional para os usuários. Os usuários podem navegar pelos produtos no aplicativo, nas mídias sociais e no site. Além disso, os clientes podem ter seu carrinho de compras sincronizado em vários dispositivos.

A Amazon oferece aos usuários a capacidade de comprar produtos em vários canais. Além disso, os usuários também podem interagir com os produtos internos da Amazon, como Amazon Prime Video e Amazon Music .

Como resultado, a Amazon pode alcançar os usuários enquanto assiste a seus programas de TV e filmes favoritos, ouve música e muito mais.

Disney

O último em nossos exemplos de marketing omnicanal é a Disney. Ao lado de seu site principal, a Disney oferece uma ampla gama de canais nos quais os usuários podem interagir com a marca.

Desde o investimento em anúncios patrocinados nas mídias sociais, oferecendo vários recursos para gerenciar sua viagem aos parques da Disney, até o fornecimento de sua própria plataforma de streaming, a Disney segmenta usuários em várias plataformas e canais.

Domine o marketing omnicanal

Você está achando difícil entender o marketing omnicanal? Você luta para encontrar tempo para gerenciar uma estratégia de marketing omnicanal para o seu negócio? A Blooper pode ajudar! Entre em contato com a gente!

Gostou do Conteúdo?

Saiba que podemos te ajudar, entre em contato agora mesmo



Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.