Não é todo mundo que se torna um Scrum Master ao fazer um curso de certificação. Às vezes, uma organização quer experimentar o Scrum em pequena escala antes de fazer um grande compromisso financeiro e pedirá a alguém para desempenhar o papel de Scrum Master. Se isso acontecer com você, pode se ver pensando: “Sou um Scrum Master, e agora?” Boa pergunta!

Aqui estão as coisas mais importantes que você precisa saber ao assumir o papel de Scrum Master.

1. Abandone o Comando e Controle

Embora muitas organizações atribuam formalmente o título de “Scrum Master”, no fundo, é um papel na equipe Scrum, não uma posição. Para desempenhar o papel, você deve mudar sua mentalidade e comportamentos.

Muitas pessoas colocadas no papel de Scrum Master estão acostumadas a uma abordagem autoritária de gestão – elas direcionam as pessoas a realizar tarefas específicas. Esses líderes são esperados para saber tudo o que a equipe está fazendo e ter controle total sobre isso. Eles são responsáveis pela saída da equipe, responsáveis pelas atividades da equipe e aprendem a gerenciar as pessoas de maneira bastante rígida – isso é conhecido como comando e controle.

Em uma equipe ágil, esperamos que todos sejam responsáveis e responsáveis entre si pelo trabalho. O Scrum Master não diz às pessoas o que fazer ou como fazer. Em vez disso, ele ensina a equipe a tomar suas próprias decisões sobre o que deve ser feito e como realizar isso. Por exemplo, em vez de usar uma “Daily Standup” como um meio de direcionar as pessoas a realizar tarefas específicas, o Scrum Master ensina a equipe a usar o Daily Scrum para coordenar em torno do Objetivo do Sprint e planejar o trabalho do dia. A equipe decide como alcançar o Objetivo do Sprint. Ensinar a equipe é uma maneira de o Scrum Master servir à equipe. Servir à equipe enquanto a lidera – também conhecido como liderança servidora – é uma grande parte do que o Scrum Master faz.

Conforme você abandona comportamentos de comando e controle, substitua-os por comportamentos de liderança servidora. No início, pode ser difícil abrir mão do controle e permitir que a equipe cometa erros. Supere isso e substitua a emissão de ordens por encorajamento – permita que a equipe encontre uma solução. Em vez de dar à equipe uma solução, forneça a eles os resultados que você gostaria de ver. Por exemplo, se uma equipe está assumindo muito trabalho em um Sprint, pode ser tentador dizer exatamente o que tirar para que não se comprometam demais. Em vez disso, forneça à equipe o resultado que você deseja ver. Neste caso, você pode dizer: “Equipe, como podemos terminar cada item que planejamos para o Sprint?”

Talvez a equipe realmente se sinta confiante, apesar de suas dúvidas. Permita que eles determinem seu próprio curso. Você poderia estar errado! Nesse caso, bom para a equipe. Mas mesmo que você esteja certo, eles aprenderão muito mais com o erro e decidindo por conta própria como evitar o mesmo erro no futuro do que se você resolvesse o problema preventivamente.

2. Aprenda o Framework

Comece a praticar o framework imediatamente. Leia o Guia do Scrum e siga o framework Scrum o mais próximo possível. Ensine a equipe sobre os papéis, eventos e artefatos do Scrum à medida que você aprende sobre eles. A equipe apreciará sua abertura se você explicar que está aprendendo também e que é bom aprender com seus erros juntos. Quando você vê algo acontecendo que parece violar o framework Scrum, chame a atenção da equipe e pergunte o que eles acham. Explique a discrepância entre o que você observou e o que o Guia do Scrum prevê. Pergunte à equipe como você pode fechar essa lacuna.

Não se preocupe se você não estiver seguindo algumas partes do framework muito de perto. Faça o melhor que puder e tente melhorar continuamente. Lembre-se, seu trabalho não é forçar a equipe a fazer o Scrum exatamente como o Guia do Scrum diz. Seu trabalho é ajudar a equipe a fazer o Scrum bem. A equipe deve estar disposta.

O Guia do Scrum define cinco valores que sustentam uma equipe Scrum de sucesso. Quando todos os membros da equipe abraçam esses valores, o Scrum funciona bem, e as equipes têm menos probabilidade de implementar práticas que contradizem o framework. Por exemplo, equipes Scrum que demonstram coragem ao resistir ao negócio que adiciona escopo não planejado durante um Sprint terão mais probabilidade de produzir um incremento bem-sucedido do produto a cada Sprint.

3. Aprenda as razões subjacentes do porquê você está fazendo o que está fazendo

Procure entender o “porquê” por trás de tudo o que você faz como equipe. Conforme você avança, encontrará situações em que você ou alguém de sua equipe questiona por que está fazendo algo. Se sua primeira resposta for: “porque o Guia do Scrum diz assim”, isso é um indicador de que você precisa aprofundar sua compreensão do porquê. Entender por que o Scrum prescreve o que prescreve ajudará você a se tornar um Scrum Master de alto desempenho.

Com experiência, você aprenderá que o framework Scrum é um sistema inter-relacionado que se desfaz se uma ou duas partes não forem seguidas. Quando as empresas omitem ou modificam seletivamente partes do framework, geralmente ocorre disfunção. Por exemplo, uma organização imatura pode dizer: “não temos tempo para retrospectivas.” A retrospectiva é a maneira de inspecionar e adaptar os processos da equipe para melhorá-los. Quando a equipe não tem tempo para trabalhar nisso, ela frequentemente estagna ou se degrada, e muitas vezes, ela não está ciente disso.

O Guia do Scrum é apenas um dos muitos recursos. Você pode fazer tudo no Guia do Scrum sem adotar uma mentalidade ágil. Aprofunde-se. Examine os princípios por trás do Manifesto Ágil e aprenda por que e como o Scrum atende a cada um deles. Por exemplo, como o Scrum se mantém fiel à ideia de que “pessoas de negócios e desenvolvedores devem trabalhar juntos diariamente durante todo o projeto?” Refletir sobre essa pergunta pode levá-lo a uma compreensão mais profunda do que é o papel do Product Owner, o que o ajudará quando chegar a hora de orientar seu Product Owner.

Há muito mais a aprender!

Os Scrum Masters veteranos sabem que sua educação nunca está completa – é um processo contínuo. Como um novo Scrum Master, esteja sempre atento a novas perspectivas e novas informações sobre como o Scrum pode funcionar melhor.